Notícias rápidas
Por Luiz Antônio

 

PM prioriza combate a roubo

 

Mesmo com aumento dos homicídios na capital, maior preocupação é com crimes contra patrimônio

Elvis Pereira e Josmar Jozino do Jornal daTarde

Apesar do aumento no número de homicídios, o combate ao crime contra o patrimônio é a prioridade para a Polícia Militar. “A ideia é que todos os crimes tenham atenção. Agora a polícia tem de trabalhar focada onde há mais problema”, afirmou o comandante-geral da corporação, Alvaro Batista Camilo, que completa um ano no cargo depois de amanhã. Em entrevista ao JT, Camillo comentou a criminalidade no Estado e anunciou que deve colocar mais 2 mil policiais nas ruas ainda neste mês.

Primeiro ano

“A minha preocupação era transmitir sensação de segurança. A polícia executa um bom trabalho e isso não aparece. Fazemos em média 25 milhões de intervenções, que é o contato da polícia com a comunidade e isso só fica nas pessoas que tiveram contato com a polícia. A maioria não aparece.”

Aumento dos índices

“A sensação (de segurança) independe da criminalidade. Quase que dobrei o número de operações policiais. O segundo objetivo é manter o controle. E a criminalidade, no mundo inteiro, decorre não só de oportunidade, mas principalmente de situações sociais. Depois que se eleva é muito difícil de voltar. A criminalidade no Estado tem uma tendência a começar a se inverter no segundo semestre deste ano.”

Crime mais preocupante

“O contra o patrimônio. O homicídio não deixou de ser, assim como o furto de um celular. A ideia é que todos os crimes tenham atenção. Agora, a polícia tem de trabalhar focada. O patrimônio de maneira geral é um crime que vem aumentando. E ele é um dos que mais me incomodam porque, depois do homicídio, é o mais agressivo. A situação de quem vivenciou um roubo é traumatizante.”

Efetivo

“Tínhamos uma defasagem quanto entrei de cinco mil policiais. Devemos colocar nas ruas no fim do mês mais dois mil PMs que estamos formando.”

Número de homicídios

“Os homicídios em São Paulo têm uma característica importante. A nossa população quando fala em homicídio lembra do roubo no semáforo que resultou em morte. Esse é o crime que mais choca. Mas o homicídio hoje não é isso: a grande maioria, 80%, é álcool e droga em disputas e brigas. Significa que a maioria das pessoas não está exposta a esse volume de homicídios. Mas preocupa porque é um cidadão que está tendo problema. Vamos fazer ações. A primeira é trabalhar de forma inteligente. A segunda: ações de policiamento, como bloqueios, abordagens. Reduz-se o homicídio trabalhando contra a droga e na apreensão de armas em bares, principalmente.”

Letalidade

“A polícia hoje está mais distribuída ou próxima do local onde o crime acontece. Se analisarmos o número de confronto e de letalidade, ela não cresceu. Tive um aumento muito forte no número de confrontos (de 838 em 2008 para 1.148 em 2009). E 64% dos confrontos não resultam em morte. A maioria sai ilesa. A letalidade aumentou porque a criminalidade no Estado todo aumentou.”

Relação com a Polícia Civil

“É muito boa. Falo diariamente com o doutor Domingos (de Paulo Neto, delegado-geral da Polícia Civil paulista). Resolvemos muitos problemas. O ato no Palácio foi isolado, de um grupo que não representava a Polícia Civil. Era um grupo com pessoas de fora, já não mais da ativa.”

 

==============================

Guindaste das obras de estação do metrô tomba

 

Um guindaste de cerca de trinta metros de altura instalado no canteiro de obras da futura estação Morumbi do Metrô tombou na tarde de terça-feira, 6, por volta das 16 horas, e atingiu a calçada da Avenida Francisco Morato, na altura do nº 2.600, zona oeste da capital. Ninguém ficou ferido.

O guindaste, montado sobre um caminhão, içava materiais do fundo de um dos poços da estação quando adernou, segundo a assessoria do Metrô. A força da queda foi suficiente para elevar o caminhão, que ficou perpendicular ao solo. A ponta do guindaste destruiu o muro da obra e avançou três metros sobre a calçada.

Segundo testemunhas, funcionários do Wal-Mart vizinho à obra se assustaram com o estrondo. O operador do guindaste quebrou o vidro traseiro da cabine e escapou sem nenhum ferimento.

O acidente não atrasa o cronograma de obras da futura estação Morumbi, segundo o Metrô, e o guindaste deve ser removido nesta quarta-feira, 7, do local. A calçada e a faixa da direita da Avenida Francisco Morato, no sentido centro, estão interditadas.

Fonte: G1

==============================

Segue o site abaixo, com um informativo da prefeitura para  se cadastrar  e receber o cartão da terceira idade.

Com esse cartão você poderá parar nas vagas de pessoas da terceira idade, sendo necessário o uso do mesmo no pára-brisas, caso contrário, o indivíduo será multado.

É muito facil , é só seguir as instruções:

 

 

Operação Visibilidade Noturna atingirá várias regiões da Capital

A Polícia Militar realizará, de 07 a 11 de abril, em várias regiões da Capital, a Operação Visibilidade Noturna, no período das 20h às 02h. O objetivo é permitir maior fluidez nas vias e garantir a obediência às normas de segurança no trânsito.
Serão alvo da ação as regiões da Consolação, Ibirapuera, Interlagos, Itaim Bibi, Morumbi, Paulista, Rebouças e Tatuapé, onde uma viatura permanecerá estacionada em pontos estratégicos e  outras três motocicletas farão o patrulhamento nas imediações de estacionamentos.
As viaturas permanecerão estacionadas durante aproximadamente uma hora em cada ponto e as motocicletas realizarão o patrulhamento durante vinte minutos e estacionarão por igual período. No total, serão empenhadas oito viaturas e 24 motocicletas, comandadas por um oficial.
A Operação Visibilidade Noturna visa aumentar a ostensividade e acessibilidade do policiamento, bem como promover maior proximidade da Polícia Militar com a comunidade em locais de grande fluxo de pessoas.
Fonte: Seção de Comunicação Social da Polícia Militar - Sala de Imprensa

 

 

 

=============================================================================

INFORMATIVO - ABRIL - 2010

MORUMBI APROVADO PARA A COPA 2014

           Depois de meses de desentendimentos, o secretário da FIFA – Jérôme Valcke anunciou que está finalmente satisfeito com o novo projeto apresentado pelo São Paulo para a reforma do estádio do Morumbi a fim de o estádio poder se candidatar à abertura e semifinais da Copa de 2014. Valcke alertou que o desafio agora será traduzir o que está no papel para a realidade, dizendo que há sempre uma distância.
Agora a expectativa dos moradores do Morumbi é que a Companhia Paulista de Eventos e Turismo, que assumiu a gestão do Projeto COPA 2014, apresente o projeto aprovado pela FIFA, a fim de tomar conhecimento das obras previstas, tanto para o Estádio do Morumbi como para o seu entorno.

 

CÂMARA APROVA LIMITE DE 23H15
PARA O TÉRMINO DAS PARTIDAS DE FUTEBOL

 

           A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 564/06, que determina que eventos esportivos em São Paulo tenham  como horário limite para encerramento das  partidas até às 23h15 para estádios com capacidade superior a 15 mil pessoas. A lei municipal, de autoria dos vereadores Antônio Goulart e Agnaldo Timóteo, recebeu a segunda e última votação  em 09 de março de 2010, após amplo debate em audiência pública. A Associação de Segurança e Cidadania (Assec) e a Viva Pacaembú por São Paulo (Vivapac) foram convidadas e participaram da audiência e em suas manifestações apoiaram a iniciativa do projeto, porém com ressalva, uma vez que ainda consideram o horário tardio para encerramento dos jogos. O ideal seria 22 horas.
Os jogos tardios geram inúmeros problemas para os torcedores que vão aos estádios, para os moradores do entorno dos estádios e toda a infraestrutura extraordinária e complementar exigida para realização dos jogos à noite (trânsito, transporte, policiamento militar e civil, garantia da segurança, profissionais de imprensa e jogadores), além de desrespeitar a Lei do Silêncio Urbano.
Jogos tardios não beneficiam ninguém, exceto os interesses dos detentores do poder econômico envolvidos com a transmissão e organização dos jogos.
O projeto de lei foi enviado ao prefeito Gilberto Kassab para ser sancionado ou vetado, que até o presente momento não se manifestou.

 

 

DIA 4 DE ABRIL – PÁSCOA

                                                                

Os cristãos comemoram o renascimento.
                                                         A passagem de uma época “de trevas” para uma “de luz”. 
                                                                       Quarenta dias depois da quaresma,
                                                                a Páscoa representa a ressurreição de Cristo. 
                                                            “Libertação e renascimento para um mundo melhor”

 

SEGURANÇA  - PREVENÇÃO

 

No dia 06 de abril de 2010 (3ª feira), às 19h00min, o Sgto.PM.CARLOS CESAR e a CAP.PM.RAQUEL CÂNDIDO, da 2ª Cia.do 16º Batalhão da Polícia Militar realizarão  palestra  sobre “Segurança Individual e Residencial”  no CONSEG Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, 124-fundos), com o intuito de orientarem os moradores.     Compareça!

 

DENGUE     e      GRIPE SUINA (H1N1)


São Paulo  está em alerta com risco de infecção pelo mosquito da dengue e da gripe suína (H1N1), segundo mapa divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde.  Na zona oeste continuam em alerta: os bairros Alto de Pinheiros, Bela Vista, Butantã, Itaim Bibi e Morumbi. Os dados da Secretaria mostram ainda, que o número de casos da doença cresceu 50%.
Faça sua lição de casa:
DENGUE - O mosquito Aedes aegypti é parecido  com o pernilongo comum, e pode ser identificado por algumas características que o diferencia como: corpo escuro e rajado de branco e possui hábito de picar durante o dia.   Os sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, principalmente na região ocular, dores nas articulações, músculos e muito cansaço. Também é comum náuseas, falta de apetite, dor abdominal, podendo até ocorrer diarréia e vermelhidãona pele.
Prevenção: Limpar as calhas; cobrir ou guardar em local fechado: entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos no quintal; repor areia no prato dos vasos que estão dentro de casa;  retirar ou virar o prato dos vasos que  estão no quintal ou jardim;  verificar se a caixa
d´água está bem tampada; retirar água acumulada após a chuva, lavar com bucha e sabão, uma vez por semana, a vasilha de água dos animais domésticos.  Fique atento!

GRIPE SUÍNA -


Prevenção: A melhor maneira é a vacina disponível em postos de saúde desde o começo do mês, que tem comprovado totalmente sua eficácia.  Agora, se você ainda não foi vacinado, não é necessário entrar em pânico. Basta adotar algumas medidas preventivas. Se estiver gripado, fique em casa descansando. E, quando espirrar, tossir e falar, coloque as mãos sobre a boca. A segunda medida é básica: laves as mãos constantemente.

 

EU GOSTARIA DE SER CIDADÃ

Para isso, pensei nas seguintes regras:
- Manter sempre meu jardim verde e florido.                                                    

    Acho que há mais.
- Não destruir árvore alguma, seja a que pretexto for.                       

 

Mas se eu conseguir cumprir estas regras
- Plantar árvores que darão lindas flores na primavera.                         Tão simples e fáceis, poderei cumprir
- Respeitar a limpeza das praças.                                                               Facilmente com todas as outras
- Não atirar lixo na rua.                                                                       Que são necessárias para ser uma cidadã.
- Deixar meu lixo ensacado e bem fechado.
- Não levar meu cão para sujar o jardim alheio.                                                            (Ana Luiza Fonseca)
- Não jogar água fora ao limpar a calçada.
- Cumprimentar meus vizinhos sorrindo.
- Não perturbar ninguém com qualquer tipo de barulho.
- Não aborrecer as pessoas.
- Não tratar os outros como se todos fossem meus escravos.
- Não impor minha vontade ou meus problemas.
- Ajudar quem precisar e quem eu puder ajudar.
- Não reclamar sempre de tudo e de todos.
- Escutar o que me dizem e pensar sobre isso.
- Não ficar grudada ao celular durante uma reunião.
- Apresentar soluções em vez de acumular problemas.
- Saber que os outros não devem se adaptar a mim.
- Respeitar os idosos (um dia chegaremos lá!)
- Fazer tudo o que puder pela natureza.

                               

PRÓXIMA REUNIÃO – 20/ABRIL/2010,  às 19h30m,  em sua sede.