INFORMATIVO - MARÇO - 2010

DELEGACIA  ELETRÔNICA  DE  SÃO PAULO
COMPLETA 10 ANOS DE EXISTÊNCIA

  Dez anos de existência. Cem funcionários. Atendimento 24 horas. Os números alcançados pela Delegacia  Eletrônica são grandiosos. Apenas em 2009 – 720.775 acessos, o setor registrou 24% de todos os furtos de veículo ocorridos no Estado (24.428), e ao completar uma década chegou a extraordinária marca de 2.734.102 solicitações de boletins eletrônicos de ocorrência (B.E.O´s).
De acordo com um estudo realizado pela Secretaria de Gestão Pública de São Paulo, de 2003 a outubro de 2009, a    Delegacia Eletrônica proporcionou uma economia de R$22.669.855,46. O cálculo é mostrado no site http://www.relogiodaeconomia.sp.gov.br, que simula ainda quanto uma pessoa economizaria ao registrar um B.O. Pela Internet ao invés de fazê-lo pessoalmente em uma delegacia de polícia convencional.
“A Delegacia Eletrônica é, atualmente, um serviço essencial ao Estado. Faz parte do rol de benefícios que a tecnologia da informação proporcionou às organizações públicas, trazendo à baila oportunidades, sem precedentes, para a otimização de processos internos e dos serviços prestados ao usuário”, ressaltou a delegada coordenadora da unidade, Adriana Liporini.
Nos seus 10 anos de história, a Delegacia Eletrônica evoluiu material e humanamente. A planilha tem espaço para mais informações (como nº de celular, o que faz muita diferença) e os recursos técnicos são mais abrangentes, graças ao Infoseg (Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança) e ao R.D.O. (Registro Digital de Ocorrências).  Autorizados ou negados, todos os pedidos de B.E.O. são minuciosamente analisados por pesquisas civis e criminais, além de veiculares e de duplicidade de solicitação de B.E.O.
“Com o Infoseg, a partir de um CPF, se verifica o nome da pessoa, data de nascimento, titulo de eleitor, endereço;   
pesquisamos R.G´s de outros Estados, nº de CNPJ para verificar nomes de proprietários de empresas; e com o RDO, verificamos duplicidade de comunicação de crimes”, explica Renata Cavalcanti, escrivã de polícia da unidade há 7 anos.

 

Para a delegada Adriana Liporoni, nesses “10 anos de trabalho, realizados com excelência, sob coordenação de notáveis delegados de polícia”, quando “se verificou importante aumento no setor de atendimentos on-line, gerando expressiva diminuição do fluxo de registros policiais junto às delegacias”, a tendência é a ampliação do setor, “o que permitirá, num futuro próximo, o tratamento de grande parte das ocorrências criminais através da Internet”, excetuando-se, acrescentou, os casos de flagrância

 

DIA 8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Mulheres fracas, fortes
Não importa
Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade,
São fortes o bastante para erguerem sempre a cabeça
Sem desistir, pois sabem que são capazes de vencer.
Mulheres de todas as raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres... sempre mulheres...
Feliz Dia Internacional da Mulher!

DIA 29 DE MARÇO – PESSACH
As famílias judias festejam o Pessach, que recorda a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito.

 

SEGURANÇA  -  ROUBO  A  RESIDÊNCIA

Ocorreram vários casos de roubo a residência em nossa área (34º D.P.)

Assim como em áreavizinha(89º D.P.), apesar do trabalho das polícias e da segurança particular.

É importante estarmos atentos as condições preventivas paras minimizar riscos, conforme o tradicional jargão, “É  MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR”.

RISCO – quer dizer “perigo ou possibilidade de perigo”, também pode ser entendido como “possibilidade de perda”.

SEGURANÇA  – é a integração de medidas e normas, com adequações físicas agregadas ao profissional especializado. Ex: um profissional mal treinado e desprotegido não poderá dar nenhum tipo de proteção e tranquilidade aos moradores.  O maior desafio da segurança é atender e dar soluções para situações de perigo.
    “O esperado acontece de vez em quando, e o inesperado acontece quase sempre”.
 Além de iluminadas, as entradas de casas e prédios devem ter câmeras para inibir a ação de assaltantes; o melhor é que as imagens sejam gravadas em equipamento remoto, que não possa ser levado.

FUNCIONÁRIOS  - a contratação de funcionários (todos) deve ser precedida de pesquisa sobre os candidatos e verificação das cartas de referência. É desejável que os funcionários de segurança têm atualização constante nos treinamentos operacionais.

CHAVES -  os moradores que confiarem chaves a funcionários devem evitar disponibilizar o acesso a todos os cômodos da residência.

NORMAS  – o morador deve entender que a segurança é para o seu bem e aceitar abordagens de funcionários de prédios ou condomínios, sem ameaçá-los de demissão. Em residências, não utilizar o vigia como segurança particular em detrimento da segurança global.

ACESSO  - a entrada de pessoas em condomínios deve ser permitida só após identificação e confirmação.

REDONDEZAS  - ao sair ou deixar a residência, observe a presença de estranhos nas imediações. 

 

DENGUE
 

Dos 96 distritos da cidade de São Paulo, 29 estão em alerta com risco de infecção pelo mosquito da dengue, segundo mapa divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde.  Na zona oeste o risco de surto da doença nos bairros: Alto de Pinheiros, Butantã, Itaim Bibi e Morumbi.
O mosquito Aedes aegypti é parecido  com o pernilongo comum, e pode ser identificado por algumas características que o diferencia como: corpo escuro e rajado de branco e possui hábito de picar durante o dia.   Os sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, principalmente na região ocular, dores nas articulações, músculos e muito cansaço. Também é comum náuseas, falta de apetite, dor abdominal, podendo até ocorrer diarréia e vermelhidão na pele.
Prevenção:Limpar as calhas; cobrir ou guardar em local fechado: entulhos, restos de obras, pneus, garrafas e demais objetos no quintal; repor areia no prato dos vasos que estão dentro de casa;  retirar ou virar o prato dos vasos que  estão no quintal ou jardim;  verificar se a caixa
d´água está bem tampada; retirar água acumulada após a chuva, lavar com bucha e sabão, uma vez por semana, a vasilha de água dos animais domésticos.  Fique atento!

                               

PRÓXIMA REUNIÃO – 20/ABRIL/2010,  às 19h30m,  em sua sede.