INFORMATIVO : CONSEG MORUMBI : JANEIRO/2010

ap


     

ANO NOVO, VIDA NOVA?

   Iniciamos mais um ano, com a esperança de que esse seja um ano melhor, com menos corrupção, menos impostos, menos tragédias. Mas, iniciou mal... com tragédias, mortes, desabrigados. O clima é cada vez mais instável, a natureza se rebela com as interferências negativas causadas pelo homem, que causam mudanças  radicais. Os políticos fazem vistas grossas às construções irregulares, aos desmatamentos, à impermeabilização do solo - que favorece inundações.  E, em 2010, provavelmente ouviremos muitos discursos diferentes – seja por causa das eleições presidenciais, seja pela situação muito crítica em diversas áreas. Já pudemos observar o primeiro ensaio na Convenção do Clima, em Copenhague, onde o presidente da República, o ministro Carlos Minc, e os candidatos Dilma Roussed, José Serra e Marina Silva falaram sobre a prioridade de uma visão ambientalista no processo de desenvolvimento. Isso gerará desdobramentos importantes na campanha.

   Esperamos que, realmente, assumam a importância das questões básicas do clima e dos recursos naturais, pois sem equacionar os problemas nas duas áreas, no meio físico, não haverá solução para nada. É importante avançar no combate ao desmatamento, na geração de energias “limpas” e renováveis; precisamos de políticas que nos levem à prevenção e mitigação de mudanças climáticas.

   Uma atuação competente nessas áreas exigirá também rever nossas políticas em relação às grandes cidades. Cuidar da diminuição da impermeabilização do solo, impedir que os rios continuem a ser canalizados (reduzindo sua capacidade de receber água) e assoreados (pelo despejo de esgotos), estimular a retenção de água em cada imóvel para utilização posterior.

   É necessário utilizar macropolíticas para grandes cidades, que determinem o rumo da expansão, criem obstáculos a formatos inadequados de ocupação do solo, gerem políticas setoriais eficientes no setor de transportes.  Por esses caminhos, as discussões políticas chegarão aos recursos hídricos, ao saneamento, ao lixo. Será interessante ver as discussões sobre estes assuntos e como cada um se posicionará. Este ano será, antes de tudo, um ano de eleições, discussões, posicionamentos. Que tenhamos a serenidade e paciência suficientes para ouvirmos os discursos, analisarmos e lembrarmos, antes de votar, tudo a que os políticos nos obrigaram a tolerar – a corrupção, a falta de ética, o aumento absurdo de cargos, de salários, a desonestidade – e que temos opção de mudar  o panorama atual através do voto.   

   _____________________________________________________________________________________________

                                            CAMPANHA  DE  APOIO  AOS DESABRIGADOS

O CONSEG Morumbi e a Base da PM do Morumbi estão recolhendo doações para os 
desabrigados das enchentes.  Qualquer tipo de doação poderá ser encaminhada para a sede, 
na Praça Roberto Gomes Pedrosa nº 124, Morumbi.       

  Obrigada!   

 

CALENDÁRIO DE REUNIÕES - 2010

 

MÊS

DATA

 

Janeiro

 

19/1

 

Fevereiro

 

23/2

 

Março

 

16/3

 

Abril

 

20/4

 

Maio

 

18/5

 

Junho

 

15/6

 

Julho

 

20/7

 

Agosto

 

17/8

 

Setembro

 

21/9

 

Outubro

 

19/10

 

Novembro

 

16/11
Última reunião do ano

 

Dezembro

 

confraternização

De 20/12 a
03/1/2011

 

recesso

                      Com a participação dos Comandantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil  Metropolitana e representantes da CET-Cia.Engenharia de Tráfego e da Subprefeitura do Butantã. Venha, participe, traga suas sugestões ou  reclamações.

                     Faça a diferença! Participe!